"O prognóstico é grave": Constança Braddell luta pela vida nos cuidados intensivos
Irmã da jovem, de 24 anos, revela que o quadro clínico de Constança Braddell é muito delicado.
O quadro clínico de Constança Braddell, de 24 anos, continua a inspirar muitos cuidados. A jovem, doente com fibrose quística, sofreu complicações na última semana e luta pela vida.
“Começou com um pneumotórax [emergência médica, que resulta no colapso total ou parcial do pulmão]. Depois deu-se um agravamento do quadro clínico. Ainda estão a ser apuradas as causas. Não se pode atribuir somente à fibrose quística. O prognóstico é grave e pouco esclarecedor. A equipa está a fazer o melhor possível”, explicou a irmã Vera Marques em declarações à CMTV, desmentindo as notícias que davam conta que Constança tinha sofrido um AVC hemorrágico.
Apesar da gravidade da situação, a família mantém a esperança na recuperação. “Temos visitado a minha irmã. A situação está a ser muito complicada para ela. Temos de resguardá-la para que isto tenha o melhor desfecho possível. Ela está a ser acompanhada pela sua médica pneumologista de referência. A meta ainda é muito longa”, adiantou, sublinhando que Constança está muito fragilizada. “A parte emocional como é obvio não pode estar igual. Ela está muito afetada com o que se está a passar, mas continuamos todos com esperança”, completou.
A jovem emocionou os portugueses quando, há cerca de quatro meses, partilhou o seu testemunho arrepiante. “Não quero morrer, quero viver.” Com a respetiva publicação, não só conseguiu obter o medicamento inovador Kaftrio para melhorar a sua qualidade de vida, como quase 200 mil euros para ajudar no financiamento dos seus tratamentos médicos.
Há cerca de uma semana e meia, Constança Braddell sofreu um novo revés. Mantém-se nos Cuidados Intensivos a lutar pela vida.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt