Obrigados a pagar curso para usar pesticidas
Usar pesticidas sem habilitação dá multa de 500 €.
Todos os agricultores que compram, manuseiam ou aplicam pesticidas têm de obter uma licença, que passou a ser obrigatória a partir do dia 26 de novembro. Quem agora for apanhado a utilizar os produtos fitofarmacêuticos sem ser portador do curso e autorização, habilita-se a pagar uma multa de 500 euros. A GNR vai reforçar a fiscalização a partir de janeiro.
A acção de formação que capacita os agricultores de usar aqueles produtos tem uma duração de 50 horas. Agora é paga, mas nos últimos três anos realizaram-se formações grátis. A medida, que pretende salvaguardar a saúde humana e o ambiente, assim como os recursos naturais está a inquietar os agricultores, uma vez que para garantir esta habilitação os profissionais agrícolas têm de pagar o curso que agora custa 160 €.
Os agricultores não se conformam e estão revoltados. "Os agricultores andaram uma vida inteira a aplicar pesticidas e não mataram nem morreram. Acho bem que se proteja o ambiente, mas não acho justo termos de pagar o curso", referiu ao CM Maria Salete Dias, agricultora na localidade de Lobagueira, no concelho de Viseu.
Os agricultores não têm dúvidas que esta é mais uma forma de acabar com os mais pequenos. "O Governo devia era encontrar soluções para ajudar os pequenos agricultores a vender os seus produtos, porque é cada vez mais difícil", complementou Maria Dias. "Acho isto muito mal. Antes ainda semeava batatas e milho para vender e agora não tenho margem para nada. Ou nos ajudam ou ninguém vai tirar este curso", lamenta-se Maria Licínia, de 66 anos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt