Ordem dos Médicos abre inquérito para apurar ação dos profissionais envolvidos no tratamento das gémeas luso-brasileiras
Ministério Público abriu investigação ao caso das gémeas a 7 de novembro.
O bastonário da Ordem dos Médicos confirmou ao CM a abertura de um processo interno para apurar a ação de todos os que participaram nas decisões relativas ao caso das gémeas luso-brasileiras tratadas no Hospital de Santa Maria. O pedido ao conselho disciplinar foi feito esta segunda-feira e pretende apurar a tomada de decisão, governação clínica e decisões externas, sempre no âmbito médico.O bastonário da Ordem dos Médicos explica ao CM que após a abertura deste processo, o conselho disciplinar poderá, caso entenda ser necessário, abrir um processo disciplinar.
O Estado português pagou 4 milhões euros pelo tratamento com Zolgensma às gémeas luso-brasileiras depois de a Justiça do Brasil ter recusado a pretensão da família de Maitê e Lorena Assad, justificando que o preço era “irreal” e que a família tinha capacidade financeira. A família acabou por tentar o tratamento em Portugal, pediu ajuda ao filho do Presidente da República, e as gémeas foram tratadas em 2020.O Ministério Público abriu investigação ao caso das gémeas a 7 de novembro.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt