Problemas da menopausa
Tabaco antecipa em dois anos os sintomas, que surgem pelos 50 anos.
A menopausa é o final da menstruação, mas só é comprovada quando não há fluxo menstrual durante pelo menos um ano. A idade média em que ocorre é por volta dos 50 anos, mas pode aparecer antes dessa idade, por volta dos 40. Algumas doenças antecipam-na em vários anos, por vezes uma ou duas décadas, e o tabaco antecipa-a em cerca de dois anos.
Com o passar dos anos, os ovários respondem cada vez menos à estimulação provocada pelas hormonas. "Em consequência, segregam cada vez menos quantidade de estrogénio e progesterona e a libertação de óvulos pára", afirma ao CM Conceição Telhado, ginecologista e responsável pela Consulta de Menopausa no Hospital CUF Descobertas, em Lisboa.
Um dos sintomas mais comuns são os afrontamentos, ondas de calor muito intenso, desconfortáveis, e que afetam a maioria das mulheres (80%). Desaparecem ao fim de um ano, mas há casos em que se prolongam durante cinco anos. Duram entre 30 segundos e cinco minutos. A osteoporose (enfraquecimento dos ossos) é o principal problema para a saúde provocado pela menopausa.
Nos homens, ocorre uma alteração hormonal equiparável à que ocorre na mulher e designa-se por andropausa. Ocorre a partir dos 50 anos. O urologista Luís Campos Pinheiro explica ao CM que os sintomas que se manifestam são o desinteresse sexual ou diminuição da libido, inatividade e obesidade abdominal.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt