‘Padroeiro da internet’ sobe aos altares do mundo

Canonização de Carlo Acutis esteve marcada para 27 de abril, mas foi adiada devido ao falecimento do Papa Francisco. Tem lugar este domingo no Vaticano.

07 de setembro de 2025 às 01:30
Carlo Acutis morreu aos 15 anos Foto: Direitos reservados
Pier Giorgio Frassati tinha 24 anos Foto: Direitos reservados

1/2

Partilhar

O Papa Leão XIV preside este domingo à sua primeira cerimónia de canonização, e logo para elevar aos altares do mundo um dos maiores fenómenos de popularidade da atualidade: Carlo Acutis, o ‘padroeiro da internet’. Na cerimónia deste domingo, no Vaticano, o Pontífice canonizará também Pier Giorgio Frassati, um jovem italiano conhecido por ajudar os necessitados e que morreu de poliomielite, na década de 20 do século passado.

A missa vai ser transmitida em direto.

Pub

Esta dupla cerimónia de canonização esteve marcada para o passado dia 27 de abril, mas foi adiada devido à morte, seis dias antes, do Papa Francisco.

Hoje, o Vaticano deve conhecer uma das grandes enchentes do ano, com a presença de milhares de grupos de jovens de todo o mundo, devotos do jovem Carlo Acutis, nascido em Londres, crescido em Milão e sepultado, por vontade própria, na cidade de Assis.

Pub

Em Portugal, esta cerimónia de canonização vai ser acompanhada com particular entusiasmo em vários locais, como paróquias e santuários, com destaque para Fátima, para o Santuário do Milagre Eucarístico de Santarém e para a paróquia de Duas Igrejas, no concelho de Vila Verde. Aqui, para além de um altar dedicado ao novo santo da Igreja, venera-se uma relíquia de primeiro grau de Carlo Acutis, que tem, nos últimos tempos, atraído milhares de fiéis.

Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati foram ambos patronos da JMJ de Lisboa. 

Deus e a Internet

Pub

Carlo Acutis nasceu em 1991, em Londres, e morreu em 2006, em Milão, vítima de leucemia. Usou a web para falar de Deus e, por isso, é o ‘padroeiro da internet’. Está sepultado na cidade de Assis.

Carlo Acutis visitou Portugal

O ‘padroeiro da internet’ visitou Portugal em 2002, quando tinha 11 anos de idade. Esteve em Fátima e no santuário do Milagre Eucarístico de Santarém. Esses eram Milagres da sua devoção

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar