Pai é parteiro do próprio filho em casa
Marido ainda chamou o INEM, mas bebé nasceu minutos antes de a ambulância chegar.
Uma mulher de 27 anos deu ontem à luz em casa, na localidade de Quintela, Tábua, sem auxílio médico. Foi o marido quem fez o parto. "Eram 04h30 quando comecei a sentir dores muito fortes. Pedi ao meu marido para ligar para o INEM, mas já não deu tempo", explica Ana Gomes.
"A cabeça do bebé começou a sair e eu ajudei a tirá-lo", conta o pai, Rui Gomes. O INEM demorou poucos minutos a chegar. "Foi o tempo mais longo da minha vida", acrescenta. Ana Gomes tinha estado internada na maternidade desde o início da semana, mas preferiu voltar para casa. "Chegámos à noite e o parto deu-se de madrugada."
Quando os bombeiros chegaram pouco havia a fazer. "Quando chegámos, a mãe estava deitada no chão, já com o bebé ao colo", conta Rui Moura, dos Voluntários de Tábua.
Os amigos não esconderam a surpresa. "Quando a vi entrar para a ambulância perguntei: ‘é agora?' e ela respondeu-me: ‘já foi'", conta uma vizinha.
O cordão umbilical foi cortado pela equipa do INEM. A mãe e o recém-nascido, que ainda não tem nome, foram transportados para a Maternidade Daniel de Matos, em Coimbra.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt