Pais de crianças com deficiência vão entregar petição na Assembleia da República para defender inclusão

Petição conta já com mais de 9 mil subscritores.

27 de novembro de 2024 às 14:04
Assembleia da República Foto: Vitor Chi
Partilhar

Pais de crianças e jovens com deficiência vão entregar, na quinta-feira, uma petição na Assembleia da República para defender a inclusão efetiva dos filhos e um novo plano para a educação inclusiva.

Na petição, que já conta com mais de 9 mil subscritores, o 'Movimento por uma Integração Efetiva' defende a revogação do regime jurídico da educação inclusiva e a criação de um novo plano de acompanhamento, monitorização e avaliação, e a responsabilização das entidades intervenientes.

Pub

Há cerca de duas semanas, o movimento, que representa um grupo de pais de crianças e jovens com deficiência, neurodivergência e surdez, juntou dezenas de pessoas em várias cidades, em concentrações para exigir mais recursos e apoio nas escolas para crianças e jovens com necessidades educativas especiais.

Os pais contestam a desigualdade de direitos nas escolas, a formação insuficiente dos profissionais, a inadaptação do currículo às crianças e às suas especificidades e a falta de fiscalização e acompanhamento do regime jurídico da educação inclusiva.

Criticam também a falta de investimento na intervenção precoce no desenvolvimento das crianças, a falta de recursos e as desigualdades acrescidas entre escolas decorrentes da delegação de competências às autarquias.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar