Pais em guerra com a Câmara por causa da piscina de competição

Em causa a distribuição das pistas pelos dois clubes da cidade de Leiria com atletas federados.

03 de outubro de 2025 às 01:30
Complexo de Piscinas Municipais de Leiria Foto: Ricardo Ponte
Partilhar

Um grupo de pais de atletas federados do Clube Bairro dos Anjos, de Leiria, que disputam competições oficiais de natação, pentatlo moderno e de triatlo, está revoltado com a Câmara Municipal de Leiria, por lhes terem sido atribuídas menos pistas na piscina de competição do que nos anos anteriores, o que dizem colocar em risco o treino adequado dos atletas.

"Temos atletas de alto rendimento, campeões nacionais, com provas marcadas para este mês e que não treinam desde o início de setembro", disse ao CM um dos pais, Leonel Frazão, lamentando que a Câmara só lhes tenha atribuído duas das oito pistas da piscina de competição. "Esquecem-se que o Bairro dos Anjos, além da natação, tem o pentatlo moderno e o triatlo, que são modalidades olímpicas".

Pub

O vereador Carlos Palheira, da Câmara de Leiria, disse ao CM que a distribuição de pistas segue os "parâmetros definidos no regulamento", o "foco" é a "natação pura", mas "todos os atletas têm tempos de treino", podendo usar três pistas entre as 16h00 e as 17h30, duas pistas entre as 17h30 e as 21h45 e as oito pistas às terças e quintas das 06h00 às 07h45.

O autarca diz lamentar que o "papel institucional" da Câmara Municipal "esteja a ser interpretado como elemento de conflito entre instituições que partilham o mesmo espaço e objetivos desportivos".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar