Palhaços aumentam sucesso de fertilização in vitro

Estudo israelita submeteu mulheres a uma experiência de riso logo depois da tentativa de engravidar.

11 de janeiro de 2014 às 17:29
fertilização in vitro, FIV, gravidez, rir, stress, palhaço, estudo israelita Foto: Edgar Martins
Partilhar

Um novo estudo israelita sugere que rir logo depois de uma fertilização in vitro (FIV) aumenta as hipóteses de uma gravidez bem-sucedida.

Foram submetidas 229 mulheres israelitas a uma experiência pioneira: a visita de um palhaço – treinado para ações terapêuticas – durante 15 a 30 minutos depois da intervenção.

Pub

A conclusão foi que as mulheres que receberam a visita do palhaço mostraram 36% de hipóteses de engravidar, em comparação com 20% de hipóteses para as mulheres que não usufruíram de um momento engraçado após a intervenção clínica. Ou seja, as mulheres que receberam os benefícios do riso terapêutico tiveram 2,67 vezes mais chances de engravidar que as demais.

O estudo, coordenado por Shevach Friedler, foi veiculado numa das principais publicações de investigação sobre infertilidade, Fertility and Sterility.

Pub

A ideia das visitas de palhaços surgiu como uma maneira de reduzir o stress das mulheres, algo que o riso já provou fazer muito bem. Até porque os pesquisadores sabem, há muito tempo, que o stress pode colaborar no tratamento da infertilidade. Isto porque se acredita que quando a mulher está mais relaxada durante a fertilização artificial, é mais provável que a gravidez bem sucedida. Um estudo anterior mostrou também que fazer tratamentos de acupuntura para aliviar o stress - realizados no momento da transferência de embriões - quase duplicou as taxas de gravidez em pacientes.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar