Papa Francisco admite que padres possam vir a casar: “Não há nenhuma contradição”
Pontífice confirmou que "o celibato é uma disciplina". E adiantou que é possível essa disciplina ser revista.
O Papa levantou a possibilidade de ser revisto o princípio que impede que homens casados possam ser ordenados padres. Francisco admitiu, numa entrevista divulgada esta sexta-feira, que a "disciplina" do celibato pode ser revista, admitindo a ordenação sacerdotal de homens casados, como acontece em comunidades católicas de rito oriental, divulgou a agência Ecclesia.
"Não há nenhuma contradição na possibilidade de um sacerdote casar", referiu o Sumo Pontífice. O celibato na Igreja ocidental é uma prescrição temporal", indicou o Papa, ao portal ‘Infobae’, da Argentina.
O Papa Francisco confirmou que "o celibato é uma disciplina". E adiantou que é possível essa disciplina ser revista.
O Papa Francisco considerou, contudo, que essa possibilidade não vai travar a crise de vocações hoje existente, em particular na Europa.
Sobre o acolhimento das pessoas homossexuais, O Papa sublinha, na entrevista, que ninguém está excluído.
"A grande resposta foi dada por Jesus: todos. Todos, todo dentro", assinala, convidando a centrar o debate no "essencial do Evangelho".
O tema da homossexualidade é também abordado pelo dirigente da Igreja Católica, religião partilhada por uma em cada cinco pessoas no mundo, numa outra entrevista. à rádio e televisão suíça (RSI), que será transmitida no domingo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt