Papa Francisco anuncia que há um novo Santo português
Cerimónia de canonização de Bartolomeu dos Mártires terá lugar a 10 de novembro.
O beato português Bartolomeu dos Mártires vai ser santo, estando a cerimónia de canonização marcada para 10 de novembro. A decisão foi anunciada pelo Vaticano, este sábado, um depois do Papa Francisco ter tomado a decisão numa audência com o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Angelo Becciu.
"Durante a Audiência, o Sumo Pontífice aprovou os votos favoráveis dos Eminentíssimos e Excelentíssimos membros da Congregação e ampliou o culto litúrgico em homenagem ao Beato Bartolomeo dei Martiri à Igreja Universal, da Ordem dos Frades Pregadores do Arcebispado de Braga, nascido em Lisboa (Portugal) a 3 de Maio de 1514 e falecido em Viana do Castelo (Portugal) a 16 de Julho de 1590, inscrevendo-o no catálogo de Santos", lê-se no site da Santa Sé.
Segundo a Diocese de Braga, Bartolomeu dos Mártires foi declarado venerável a 23 de Março de 1845, pelo Papa Gregório XVI e beato, a 4 de Novembro de 2001, pelo Papa João Paulo II.
A 5 de Fevereiro de 2015, D. Jorge Ortiga entregou, em mãos, ao Papa Francisco um dossier sobre a vida do antigo arcebispo de Braga e formulou o pedido de canonização equipolente, ou seja, com dispensa do milagre.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt