Papa Francisco elogia povo “ordeiro, entusiasta e crente”
“Comoveu-me a solidez da fé”, disse Francisco.
A visita a Fátima foi curta, mas o Papa Francisco não esqueceu a forma como um milhão de peregrinos o recebeu na Cova da Iria para, juntos, celebrarem o Centenário das Aparições, a 12 e 13 de maio.
Foi sobre a fé dos portugueses, "um povo ordeiro e entusiasta", que escreveu Bergoglio numa carta enviada ao cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, ontem revelada.
"Vi um povo ordeiro e entusiasta, crente e sem respeitos humanos [sem receio de se assumir como católico], no roteiro que me levou de Monte Real até Fátima e vice-versa; e, no Santuário de Nossa Senhora, comoveu-me a solidez da fé, a indómita esperança e a ardente caridade", pode ler-se na mensagem, escrita a 22 de maio.
Francisco destaca "o silêncio de um milhão de peregrinos, unidos ao [seu] silêncio orante, o mar de luz feito por um milhão de velas acesas na noite de vigília, a ovação elevada por dois milhões de mãos aos novos santos Francisco e Jacinta e o acenar de lenços brancos à Branca Senhora por um milhão de corações felizes".
O Papa termina a carta com um pedido: "E vós todos... rezai também por mim, que de coração vos abençoo".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt