Papa Franciso diz que a igualdade de oportunidades para as mulheres é "a chave" para um mundo melhor
Pontífice condenou a discriminação contra as mulheres mas, tal como os seus antecessores, excluiu um sacerdócio feminino.
O Papa Francisco abordou, esta quarta-feira, a violência e o preconceito contra as mulheres e disse que a igualdade de salários e de oportunidades são "a chave" para criar um mundo mais pacífico, após um inquérito feito às mulheres católicas mostrar que muitas sentiam que a Igreja as discriminava.
Numa publicação feita no de notícias oficial do Vaticano, para assinalar o Dia Internacional da Mulher, o pontífice salientou as diferenças entre homens e mulheres e apelou à "igualdade na diversidade" num "campo de jogo aberto a todos os jogadores".
"Acredito que, se as mulheres pudessem desfrutar de plena igualdade de oportunidades, poderiam contribuir substancialmente para a mudança necessária, rumo a um mundo de paz, inclusão, solidariedade e sustentabilidade integral", disse o Papa, que condenou a discriminação contra as mulheres mas, tal como os seus antecessores, excluiu um sacerdócio feminino. A Igreja Católica ensina que só os homens podem tornar-se padres porque Jesus escolheu os homens como seus apóstolos, refere a Reuters.
Um inquérito divulgado esta quarta-feira, pela Universidade de Newcastle, na Austrália, mostrou que quase 80% das mais de 17 mil mulheres católicas inquiridas afirmaram que as mulheres deveriam ser incluídas a todos os níveis de liderança da Igreja.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt