Papa apela à união na fé
Sínodo dos bispos e da família assinala meio século.
O papa Francisco, num encontro com bispos de todo o Mundo, alertou para "a necessidade" de caminharem juntos. Dirigindo-se aos participantes no Sínodo dos Bispos sobre a família, no Vaticano, o sumo pontífice expressou também a necessidade da Igreja ouvir as pessoas.
"Uma igreja sinodal é uma Igreja que escuta, com a consciência de que escutar é mais do que ouvir. É uma escuta recíproca em que cada um tem algo a aprender", referiu o papa Francisco. A sessão, que assinalou o meio século da instituição do Sínodo dos Bispos, contou com a participação de responsáveis das conferências episcopais de todo o Mundo, que integram o sínodo sobre a família.
Portugal está representado por D. Manuel Clemente, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, e por D. Antonino Dias, presidente da Comissão Episcopal Laicado e Família.
Entretanto, o Vaticano divulgou o programa da primeira visita do papa a África, entre 25 e 30 de novembro. Na deslocação ao Quénia, Uganda e República Centro-Africana, Francisco deverá encontrar-se com cristãos e muçulmanos, mas também visitar bairros de lata e campos de refugiados.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt