Papa e patriarca russo em encontro histórico

Líderes reúnem pela primeira vez desde 1054.

06 de fevereiro de 2016 às 06:00
papa, patriarca russo, igrejas, religião, encontro histórico Foto: Getty Images / Reuters
Partilhar

Está marcado para sexta, dia 12, às 19h15 (hora de Portugal), numa sala no aeroporto internacional José Martí, em Havana (Cuba). Após 962 anos de costas voltadas, os líderes das igrejas católicas e ortodoxas voltam a estar frente a frente, num encontro intermediado pelo presidente cubano Raúl Castro. É o reatar de relações entre as duas religiões, separadas desde o Cisma de 1054.

O momento, segundo revelou esta setxa-feira Frederico Lombardi, porta-voz do Vaticano, está a ser preparado há dois anos. Encontrar um local neutro era um dos pormenores mais importantes para ambos. Cirilo, patriarca ortodoxo de Moscovo, sempre recusou reunir-se na Europa, "pelo histórico de divisões e conflitos entre cristãos". Em 2014, no primeiro aniversário do pontificado de Francisco, Cirilo enviou uma mensagem de felicitações. Posteriormente, no final da viagem à Turquia, o papa referiu-se a Cirilo: "Disse-lhe: Vou onde quiseres. Chamas-me e eu vou. E ele tem a mesma vontade".

Pub

O encontro está a ser intermediado por Raúl Castro, que no ano passado recebeu em Cuba o papa. Recorde-se que é atribuído ao sumo pontífice um papel fundamental na reaproximação entre Cuba e Estados Unidos.

Já antes de Francisco, os papas João Paulo II e Bento XVI e os patriarcas russos tentaram reatar conversações, mas as diferenças foram mais fortes.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar