Parceria entre SIBS e EDP evita fraudes em pagamentos no valor de 65 mil euros

Desde fevereiro, já foram bloqueadas mais de 250 transferências de pagamento fraudulentas.

22 de maio de 2025 às 09:11
Parlamento Europeu aprovou normas que visam garantir transferências entre contas no máximo em 10 segundos Foto: Getty Images
Partilhar

A SIBS e a EDP estabeleceram uma parceria para combater a fraude e reforçar a segurança dos consumidores, tendo já bloqueado mais de 250 referências de pagamento fraudulentas desde fevereiro, evitando prejuízos superiores a 65 mil euros.

A colaboração assenta na criação de um canal direto entre as duas entidades, permitindo à SIBS cancelar rapidamente referências reportadas como fraudulentas pelos consumidores à EDP, de acordo com um comunicado conjunto das duas empresas esta quinta-feira divulgado.

Pub

Nos primeiros três meses, foram confirmados e bloqueados 100% dos casos denunciados com evidências.

Os consumidores podem sinalizar situações suspeitas através do 'site' ou da linha de apoio da EDP. Após a análise das denúncias e validação das provas -- como mensagens ou 'e-mails' falsos --, a EDP partilha a informação com a SIBS, que procede ao bloqueio imediato das referências.

"Esta colaboração reflete o nosso compromisso com a segurança e o bem-estar dos consumidores, ao mesmo tempo que reforça a importância da cooperação com entidades não financeiras na prevenção de fraudes digitais", afirmou Miguel Silva, diretor de Anti-Fraude do Grupo SIBS, responsável pela gestão das redes multibanco e do MB Way.

Pub

O administrador da EDP Comercial, Hugo Gouveia, acrescentou que "a parceria com a SIBS representa mais um passo importante na estratégia de combate à fraude" da comercializadora de energia, destacando ainda que o débito direto continua a ser uma forma de pagamento segura e eficaz.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar