Parque de estacionamento evacuado por risco de derrocada de barreira em Santarém
Foram detetadas várias fissuras no muro de suporte no estacionamento do Miradouro de Atamarma.
Um parque de estacionamento no Miradouro da Atamarma, no centro histórico de Santarém, foi evacuado de emergência por risco eminente de derrocada da barreira, depois de terem sido detetadas várias fissuras no muro que o suporta durante a manhã desta segunda-feira, 2 de fevereiro.
O alerta foi dado pelas 12h40, e a PSP de Santarém foi chamada ao local para vedar o acesso ao espaço e proceder à retirada de todas as viaturas que estavam estacionados no parque, um dos mais procurados naquela zona da cidade, e que está habitualmente sempre lotado.
Vários proprietários acorreram ao local porque foram contatados atempadamente para retirar os seus veículos, tendo a polícia usado o reboque para remover as viaturas cujos donos não foi possível avisar.
Este miradouro está suportado num muro de pedra e betão com vários metros de altura que dá para as barreiras da cidade, na zona da Estrada Nacional 114 (EN114), entre São Bento, Santarém, e a Ponte D. Luís, que, ao longo dos anos, tem sofrido bastante com perigo de derrocadas, sobretudo em anos de muita chuva, como está a ser o atual Inverno.
Esta parte da EN114 está, deste outubro de 2025, interdita à circulação no sentido ascendente (Almeirim – Santarém), devido a obras de estabilização das barreiras que a Infraestruturas de Portugal (IP) está a fazer no local.
Para já, não há casas em risco.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt