Passageiros devem chegar 4 horas mais cedo aos aeroportos
Protesto do SEF visa exigir novos inspetores e meios informáticos.
A ANA - Aeroportos de Portugal pede aos passageiros que cheguem aos aeroportos nacionais com, pelo menos, quatro horas de antecedência nos dias 24 e 25 de agosto, devido às longas filas que são esperadas na sequência da greve do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
O protesto visa exigir a admissão de 200 novos inspetores e a renovação de meios informáticos. O presidente do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do SEF, Acácio Pereira, afirmou ontem que espera uma "adesão maciça". O aeroporto de Lisboa, por exemplo, tem destacados, atualmente, 158 inspetores.
Cada turno conta, em média, com 20. Para os dias de greve, o turno da manhã terá destacados 10, o da tarde oito e o da noite seis.
É o equivalente a cerca de um terço do número que, habitualmente, está destacado no aeroporto Humberto Delgado. Face a este cenário, a ANA considera "previsível que os procedimentos de controlo de passaportes prestados pelo SEF sofram atrasos".
Bulgária, Croácia, Ilhas Faroé, Irlanda, Reino Unido, Roménia, Rússia, Turquia, Ucrânia e os voos para fora da Europa serão os destinos afetados.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt