Passar o Marão fica mais barato

Autoestrada entre o Porto e Quintanilha vai custar 7,30€.

07 de maio de 2016 às 09:53
Túnel do Marão Foto: DR
Partilhar

Menos 25 minutos e menos 40 por cento do combustível – são estes os ganhos de pesados e ligeiros ao optarem pelo túnel do Marão, que hoje é inaugurado pelo primeiro-ministro, António Costa, em cerimónia marcada para as 15h00.

Os vários estudos realizados apontam para a existência de "clara vantagem económica" para quem optar pelo túnel, em detrimento da subida ao Alto de Espinho, pelo IP4, apesar do custo da portagem (1,95€ para a Classe 1) da nova travessia pelo interior da serra.

Pub

O túnel do Marão é o maior do País, com 5,8 quilómetros, e é também o que dispõe do mais sofisticado sistema de segurança, com várias saídas de emergência, detetores de incidentes e 126 câmaras de videovigilância, que serão monitorizadas 24 horas por dia.

A maior obra pública de sempre da região de Trás-os-Montes, que a população aplaude, contou com o lançamento de várias primeiras pedras, uma interrupção de quase dois anos, por falta de financiamento, e é inaugurada com três anos de atraso.

Pub

"Já não era sem tempo, mas mais vale tarde do que nunca. Acho que vai ser muito benéfica, sobretudo nos meses de inverno", disse ao CM Adérito Mourão, morador de Campeã, no concelho de Vila Real.

Luís Tão, presidente da Associação Empresarial de Vila Real, diz que "a nova via pode estancar a saída de pessoas e levar à criação de mais empresas".

Com esta inauguração, os 200 quilómetros da A4, entre o Porto e a fronteira de Quintanilha, vão custar 7,30 euros para os veículos de classe 1 e 18,25 euros aos pesados da classe 4.

Pub

A cerimónia de hoje deverá contar com uma manifestação das populações das freguesias com terrenos baldios no Marão, que contestam os cortes nas linhas de água.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar