Passe Ferroviário Verde dispara procura. Há registo de 679 mil passageiros por dia

Setor representa 34% das emissões de gases com efeito de estufa. Transportes públicos são solução para combater poluição.

26 de dezembro de 2025 às 01:30
Primeiro de 58 comboios encomendados chegou este mês Foto: Direitos Reservados
Partilhar

Entre junho e agosto deste ano, pela primeira vez, 62 milhões de passageiros utilizaram os comboios no espaço de três meses. O que representam a circulação diária de 639 mil utentes. Um crescimento explicado pelo forte dinamismo verificado no tráfego interurbano, que praticamente dobrou o número de passageiros no espaço de um ano. No terceiro trimestre do ano passado utilizaram os comboios interurbanos cinco milhões de passageiros, 12 meses depois subiu para 10,1 milhões de utentes. A criação em outubro de 2024 do Passe Ferroviário Verde justifica o disparar da procura. O preço do título de transporte é de 20 euros e garante um número ilimitado de viagens por um período de um mês.

Expressivo foi também o aumento da procura dos comboios suburbanos em igual período. No terceiro trimestre de 2024, estes comboios foram utilizados por 49,6 milhões de passageiros. Já no trimestre do último verão, este tipo de tráfego ferroviário atingiu os 52,3 milhões de utentes.

Pub

O reforço do uso do transporte público surge como solução para combater a poluição. A circulação de veículos, recorde-se, é responsável por 34% das emissões de gases com efeito de estufa, valor que valor acima da média da União Europeia. Com o Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC 2030) o objetivo é reduzir em 40% as emissões dos transportes até 2030, face a 2005, meta que só será possível cumprir com uma aceleração da aposta no transporte coletivo - nos últimos 20 anos o corte na poluição foi de apenas de 9%. Para fazer face à procura crescente do transporte ferroviário, o Governo encomendou 58 comboios para o serviço regional.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar