Peditório da Liga Contra o Cancro arranca na quinta-feira com 20 mil voluntários nas ruas
Donativos recolhidos no ano passado apoiaram perto de 23 mil doentes oncológicos.
Cerca de 20 mil voluntários vão participar no peditório anual da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), que decorre entre quinta-feira e domingo em todo o país, para angariar fundos de apoio aos doentes oncológicos e famílias.
Os portugueses são uma população generosa, afirmou o presidente da LPCC, Vitor Veloso, em declarações à Lusa, embora reconhecendo que são cada vez mais difíceis os peditórios de rua porque há cada vez mais peditórios de entidades que não demonstram contas e são movidas pelo lucro próprio.
Os voluntários do peditório que arranca quinta-feira estão identificados com coletes da LPCC e transportam uma caixa azul para a recolha de donativos.
Em 2024 os donativos recolhidos apoiaram perto de 23 mil doentes oncológicos carenciados, número que tem vindo a aumentar, assim como o valor disponibilizado, que atingiu quase 1,8 milhões de euros, sobretudo para medicamentos e alimentação.
A Liga Contra o Cancro disponibiliza ainda consultas gratuitas em unidades de psico-oncologia constituídas por psicólogos clínicos experientes na área da oncologia, num total de 20 mil consultas para doentes e famílias em 2024, mais 20% do que em 2023.
Além de apoio a doentes e famílias, os donativos recolhidos pela LPCC destinam-se a promover ações de prevenção e rastreio da doença oncológica, e a financiar projetos de investigação científica.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt