Peixe morto atingiu 3 praias

Autoridades garantem não existir qualquer relação com alergia verificada nos últimos dias

17 de julho de 2013 às 01:00
Partilhar

Cerca de uma tonelada de peixe morto deu ontem à costa nas praias da Bela Vista, Riviera e Bambu, na Costa da Caparica, em Almada. Não há qualquer relação, garantem as autoridades marítimas, com as microalgas que terão provocado reações alérgicas a dezenas de banhistas nos últimos dias. Em causa está uma embarcação de pesca que lançou ao mar perto de uma tonelada de cavala.

"Este caso não está relacionado com nenhum foco de poluição, nem com os problemas que ocorreram nos últimos dias com algumas pessoas nas praias da linha do Estoril e da Costa da Caparica", garantiu Cruz Gomes, adjunto do capitão do Porto de Lisboa, explicando a existência de milhares de peixes no areal das praias: "Tratou-se de peixe lançado ao mar por uma embarcação de arte xávega, um tipo de pesca de arrasto que ainda é praticada em diversas zonas costeiras".

Pub

A Polícia Marítima identificou o proprietário da embarcação, que lançou ao mar cerca de uma tonelada de cavala ao largo da Costa da Caparica. A limpeza das praias é da responsabilidade do proprietário da embarcação.

Para Cruz Gomes, estas situações são cada vez menos frequente. No entanto, acrescenta, por vezes ainda aparecem alguns pescadores a lançar o peixe ao mar, ou porque o pescado não tem valor em lota, ou porque não tem as dimensões mínimas legais.

Pub

No que diz respeito às queixas de alergias por parte dos banhista, ontem foi registado mais um caso na Praia do Tarquínio (Costa da Caparica). A Agência Portuguesa do Ambiente, que anteontem garantiu a qualidade das águas, continua a recolher amostras, admitindo que o microplâncton detetado em Carcavelos e na Costa da Caparica esteja a dirigir-se para sul.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar