Peregrinos mimados com comida e música
Postos de apoio ao longo da caminhada dão ajuda espiritual e cuidam da saúde física.
“É de louvar as pessoas que vêm para a estrada ajudar os peregrinos”, diz Maria de Fátima, que está de “coração cheio” com todo o apoio que tem recebido. Como ela, milhares de peregrinos caminham a pé para o Santuário de Fátima, para acompanhar as celebrações de 12 e 13, contando com vários postos de apoio ao longo dos percursos, onde recebem alimentos, ajuda espiritual e cuidados básicos de saúde.
“Tudo o que fazemos é com muito gosto e amor”, disse ontem ao CM José Ferreira, de Marco de Canaveses, que, com o irmão gémeo, António, ofereceu 30 presuntos, três porcos no espeto, 12 mil pães, bebidas sem álcool e bolos aos peregrinos, no camião, que há 49 anos estacionam durante dois dias no IC2, em Redinha, Pombal, e onde nunca falta música. Noutros postos de apoio, os peregrinos recebem cuidados de saúde e apoio espiritual. “Felizmente não temos tido ocorrências graves”, disse Rui Alves, coordenador operacional da Ordem de Malta.
PORMENORES
santuário - Cardeal Spengler preside
As celebrações da peregrinação de 12 e 13 ao San- tuário de Fátima vão ser presididas pelo cardeal Jaime Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre, no Brasil.
Segurança - GNR chama 240 militares
O dispositivo de segurança conta com 240 militares da GNR e de forças policiais de Espanha, França e Itália. O espaço aéreo vai estar interditado, pelo que o uso de drones é proibido.
Socorro - Proteção civil conta com 300
Para prestar socorro e apoio aos peregrinos, a Proteção Civil montou uma operação que conta com mais de 300 operacionais, a maioria dos bombeiros e do INEM.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt