Picadas de abelhas e vespas: diferentes ou semelhantes?
Algumas pessoas fazem reação alérgica.
Ser picado por uma abelha ou vespa, na maior parte das vezes, pode não ser grave, mas é doloroso. A especialista Jenny Dávalos Marín explica ao portal CuidatePlus que "ao contrário da vespa, a abelha e o zangão só picam se forem incomodados e a picada é única, pois, ao soltarem o ferrão, morrem. Em contrapartida, as vespas podem picar várias vezes".
Segundo esta especialista, na zona circundante à picada a pele pode ficar inflamada e vermelha. Geralmente, em ambas as situações, a dor é localizada e intensa, mas diminui com o passar do tempo. Jenny Dávalos Marín refere ainda que a reação depende da zona da picada, uma vez que, "se estiver localizada na pálpebra ou na zona facial, a reação inflamatória é maior e costuma preocupar mais utentes".
Se a picada for de uma abelha é preciso tirar o ferrão que fica preso na pele. O mesmo já não acontece com picadas de vespas. Jenny Dávalos Marín aconselha a tirar o ferrão com cuidado e com ajuda de uma pinça, lâmina de barbear ou um cartão de plástico.
Assim que sentir a picada, seja de abelha ou vespa, deve lavar a zona da pele com água e sabão, aplicar algo frio para reduzir a inflamação e a dor e, após avaliação médica, recorrer a anti-histamínicos.
Caso exista reação alérgica, os sintomas podem ser locais ou sistémicos. Poderá verificar inchaço da língua, urticária, lesões na pele, vermelhidão e cominhão na zona da picada, dificuldade em respirar, tonturas e, em situações mais graves e menos recorrentes, perda de consciência em quadros graves.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt