Podemos comer carnes vermelhas e enchidos com moderação
Defende o diretor-geral da Saúde.
O diretor-geral da Saúde, Francisco George, disse esta quinta-feira que as pessoas podem comer carnes vermelhas e enchidos, mas defendeu que "diversidade e moderação" na alimentação melhoram a saúde e reduzem os índices de mortalidade.
"Temos de ter uma alimentação distinta todos os dias e não podemos ultrapassar os 500 gramas de carne vermelha por semana", alertou Francisco George, em Coimbra.
O diretor-geral da Saúde falava aos jornalistas, após ter usado da palavra no âmbito da Conferência do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF), que decorre hoje e sexta-feira, no auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra.
"A diversidade, a moderação e sobretudo o equilíbrio na alimentação não representam qualquer risco" para a saúde humana, disse, ao comentar as consequências eventualmente nefastas do consumo de carnes vermelhas e carnes processadas (chouriço, fiambre e outros produtos de charcutaria), que a Organização Mundial de Saúde evidenciou esta semana como uma das causas de cancro.
Para tranquilizar os portugueses, Francisco George recomendou que as pessoas "devem comer esses alimentos, mas não só estes alimentos", e incluir na dieta diária carnes brancas de aves, como "o famoso frango português", frutas, legumes e sopa, entre outros alimentos saudáveis.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt