Pombal Nacional inaugura hoje abre em Mira
Novo columbódromo nacional tem capacidade para 4500 pombos-correio.
A Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC) inaugura este sábado o Pombal Nacional, integrado no Columbódromo Internacional Gaspar Vilanova, em Portomar (Mira).
Com 80 metros de comprimento, sete metros de largura e sete metros de altura, o novo Columbódromo Nacional tem capacidade para 4500 pombos-correio e será colocado ao serviço da comunidade columbófila nacional e internacional, em particular durante a realização de eventos.
“O Columbódromo Nacional é um símbolo do futuro da columbofilia. É um espaço moderno, funcional e pensado para o bem-estar animal e para a performance desportiva, colocando Portugal na linha da frente das infraestruturas dedicadas a esta modalidade”, sublinha José Luiz Jacinto, presidente da FPC.
Amanhã, realiza-se a prova final dos Campeonatos Internacionais de Columbofilia Mira 2025, que voltam a transformar Mira no epicentro mundial da columbofilia. A edição deste ano reúne centenas de columbófilos e milhares de pombos-correio de 25 países. Com um total de 140 mil euros em prémios, a prova FCI Grand Prix destaca-se com um prémio de 57 500 euros para o vencedor da final.
Os pombos-correio que vão participar nas competições foram cuidadosamente treinados pela FPC ao longo dos últimos meses. Serão soltos no Algarve (Azinhal), amanhã de manhã, e percorrerão uma distância de 415 quilómetros até Mira. Estima-se que a sua chegada aconteça por volta da hora do almoço.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt