Ponte sobre o Douro ‘sustenta’ mil milhões de euros

Servirá nova linha, de 300 milhões, em Vila Nova de Gaia. Construção da linha Rosa e extensão da Amarela vão avançar já.

17 de março de 2021 às 09:19
António Costa apresentou projeto nos jardins do Palácio de Cristal Foto: Lusa
Partilhar

Em 2023 começará a construção da nova ponte sobre o Douro, entre o Porto e Vila Nova de Gaia.

O concurso de ideias foi lançado esta terça-feira, a travessia - sem pilares no rio - custará 50 milhões de euros. Mas esta será a obra icónica de um conjunto de investimentos de quase mil milhões de euros em linhas de metro no Grande Porto, a executar até 2026.

Pub

A ponte ligará a zona da Faculdade de Letras, no Campo Alegre (Porto), à VL8, junto ao Arrábida Shopping (Gaia), ficará a uma quota ligeiramente mais alta do que a ponte da Arrábida, e servirá uma nova linha, entre a Casa da Música, as Devesas e Santo Ovídio, estimada em 300 milhões de euros, com financiamento da ‘bazuca’ europeia. Terá vias pedonais e ciclovia.

Prontas a arrancar estão duas obras de 407 milhões: o prolongamento da linha Amarela até Vila d’Este, Gaia, que inclui um viaduto sobre a A1 e um túnel; e a construção da linha Rosa, entre S. Bento e a Casa da Música, Porto. Visam retirar do trânsito 22 mil veículos e ficarão concluídas em 2024.

Pub

Esta terça-feira, o ministro Matos Fernandes disse ainda que, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, está incluída a linha de MetroBus (autocarros elétricos) entre a Boavista e a praça do Império, que custará 83 milhões, e uma nova linha de 155 milhões em Gondomar.“Entre outras que, em breve, falaremos”.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar