Cinco anos de estatísticas para os cidadãos
Base de dados Pordata ultrapassa as 25 milhões de visualizações.
A base de dados estatísticos portuguesa Pordata celebra esta segunda-feira cinco anos de existência e no currículo já conta com diversos prémios nacionais e internacionais. Disponível ao público desde 23 de Fevereiro de 2010, a Pordata - um projeto da Fundação Francisco Manuel dos Santos - disponibiliza o acesso a três bases de dados sobre Portugal, os diferentes municípios do país, e a Europa.
O portal (www.pordata.pt) conta com mais de 2300 quadros estatísticos em permanente atualização, tendo recebido mais de 25 milhões de visualizações desde o seu lançamento.
Para Maria João Valente Rosa, diretora da Pordata, este é um "projeto de indiscutível relevância social" porque "as estatísticas refletem-nos a todos enquanto cidadãos" e "só na posse dos factos, e perante o seu entendimento, podemos conseguir ter uma opinião verdadeiramente livre."
No âmbito das comemorações do quinto aniversário, a Pordata vai lançar novos projetos ao longo deste ano, destacando-se o Prémio Pordata Inovação, dirigido especialmente aos investigadores, e uma rubrica na RTP sobre "conceitos de compreensão nem sempre imediata", como PIB, dívida pública, inflação, entre outros.
Em setembro de 2015 será ainda lançada uma área dedicada aos mais novos - a Pordata Kids -, que irá funcionar de forma interativa e com uma linguagem adaptada.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt