Porto considerado um paraíso destruído por turistas
A imprensa alemã está a dar destaque à invicta.
A cidade do Porto está a ser destacada pela imprensa alemã, nomeadamente pelo jornal Der Spiegel, por ser considerada um paraíso destruído pelos turistas.
O artigo intitula-se de "Paraísos perdidos: Como estão os turistas a destruir os sítios que amam" e arranca com a invicta como um desses paraísos.
Parece fantástico e o lugar parece ainda mais surpreendente nas fotos", descreve o artigo que descreve a Livraria Lello como um dos grandes atrativos assim como o rio Douro. "Sabe-se que JK Rowling costumava visitar a Livraria quando morava no Porto no início dos anos 90, quando ensinou inglês e começou a sonhar com a série Harry Potter", lê-se. Ao longo do artigo, o jornal aponta como destruidores desta cidade, os turistas que passam pela Livraria com "os seus smrtphones" e compram cada vez menos livros, acabando por levá-la à falência há cerca de quatro anos. "Alguém sugeriu que a loja deveria começar a cobrar uma taxa de admissão de cinco euros. Pode parecer loucura na época, mas 4 mil pessoas visitam a Livraria todos os dias enquanto, durante o verão, o número de visitantes diários aumenta para 5 mil. A loja teve 1,2 milhão de visitantes em 2017 e faturou mais de 7 milhões de euros", explica o artigo. O longo artigo fala ainda de Veneza em Itália e de Barcelona em Espanha, mas é a cidade portuguesa que é protagonista. A "Der Spiegel" conclui que quem mora nas cidade massificadas pelo turismo são quem mais perde e já se começam a sentir ameaçados pela invasão de turistas e como parecem estar a controlar tudo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt