Portugal em 4.º lugar no concurso mundial de azeites

Produtores nacionais conseguiram 20 medalhas em 45 amostras.

15 de abril de 2016 às 18:06
Azeite, Azeitonas, Portugal Foto: D.R.
Partilhar

Portugal ficou em 4.º lugar no Concurso Internacional de Azeites de Nova Iorque, com o mesmo número de medalhas arrecadado pela Grécia. 20 azeites premiados nas categorias de Excelência, Ouro e Prata.

Em primeiro lugar ficou a Itália (109 prémios), seguido por Espanha (78) e, surpreendentemente, os EUA (50).

Pub

Contudo, a performance de Portugal face à Grécia acaba por destacar as qualidades dos azeites nacionais porque os portugueses enviaram 45 amostras para avaliação, enquanto os gregos remeteram 180. Durante a cerimónia de apresentação dos resultados, que decorreu quinta-feira às 22h30, o presidente do concurso, Curtis Cord, disse mesmo que os produtores gregos deveriam fazer como os portugueses: "preocuparem-se mais com o conteúdo do que com o design das garrafas".

Entre os 20 produtores nacionais premiados, merecem atenção as marcas CARM, Monterosa, Oliveira da Serra, Galo, Esporão ou Cabeço de Nogueira, por, na passada semana, terem arrecadado também medalhas de ouro e prata no Concurso de Azeites Virgem de Los Angeles, outra referência nas competições internacionais.

Pub

O Azeite Casa de Santo Amaro foi, todavia, o único a atingir o patamar da excelência em Nova Iorque. Foi um entre 17 azeites premiados na categoria.

No total estiveram em competição cerca de 800 azeites (provenientes de 27 países). Os 15 jurados de diferentes países atribuíram 314 medalhas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar