Emigrante português esteve morto durante 21 minutos
João Araújo sofreu um ataque cardíaco e ressuscitou no hospital, quando ia a caminho da morgue, em Inglaterra.
João Coutinho de Araújo, 48 anos, foi considerado morto durante 21 minutos. Acordou quando estava a ser levado para a morgue e, para os médicos, é o "homem milagre".
O português, carteiro em Inglaterra, contou a história ao canal Gloucester Live. O caso aconteceu há dez anos, mas só agora foi revelado.
Tudo aconteceu quando João estava a terminar o serviço: sofreu um ataque cardíaco e esteve em reanimação cardiorrespiratória durante seis horas no Gloucestershire Royal Hospital. Acabou por ser declarado morto. Mas no transporte dos cuidados intensivos para a morgue, deu-se o ‘milagre’: as enfermeiras viram que o corpo de João estava a mexer-se.
O português esteve morto 21 minutos – passado esse tempo, a circulação sanguínea que alimenta o coração voltou a funcionar. Após três semanas internado, foi enviado para outros hospitais – nenhum médico conseguiu uma explicação. "Disseram-me que o cérebro pode não ter enviado um sinal correto para o coração", conta. João utiliza um desfibrilador cardioversor implantável, programado para enviar um choque elétrico para o coração quando pára.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt