Portuguesa na corrida ao primeiro Miss Inteligência Artificial
Criação vencedora é conhecida este mês e recebe 19 mil euros de prémio. Concurso contou com 1500 candidaturas. Dez chegaram à final.
É o primeiro Miss IA, uma espécie de Miss Universo para modelos criadas através de inteligência artificial (IA). Trata-se, portanto, de um concurso de beleza com concorrentes criadas virtualmente. A iniciativa é da plataforma Fanvue, uma rede social com sede no Reino Unido que tem feito uma grande aposta em conteúdos para adultos. Apesar das concorrentes serem uma criação, existe um prémio real: 20 mil dólares (cerca de 19 mil euros, ao câmbio atual).
Nesta edição de estreia, o concurso de beleza contou com 1500 candidaturas, já sendo conhecidas as dez finalistas, sendo uma delas de ‘origem’ portuguesa. Chama-se Olívia C., descreve-se como ‘influencer’, tem mais de 12 mil seguidores no Instagram e foi criada através do software Midjourney e aperfeiçoada com recurso ao Adobe AI. Entre as candidatas encontram-se ainda Kenza Layli (Marrocos), Anne Kerdi (França), Zara Shatavari (Índia), Aiyana Rainbow (Roménia), Lalina (França), Seren Ay (Turquia), Asena Ilik (Turquia), Eliza Khan (Bangladesh) e Ailya Lou (Brasil).
O júri é composto pelo investidor Andrew Bloch, pela autora Sally-Ann Fawcett e pelas modelos Aitana Lopez e Emily Pellegrini, criadas através de inteligência artificial. Vão avaliar beleza, pormenores da criação e influência nas redes sociais. A vencedora é anunciada ainda este mês.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt