Portugueses ganharam no Euromilhões mais de 7,5 mil milhões de euros em duas décadas

Loto europeu celebra vinte anos da chegada a Portugal. Euromilionários são 79, junto arrecadaram perto de três mil milhões de euros.

08 de outubro de 2024 às 00:01
Euromilhões Foto: Nuno Alfarrobinha
Partilhar

O Euromilhões celebra esta terça-feira duas décadas de presença em Portugal contado com um sorteio de 17 milhões de euros. Criado para financiar diferentes causas sociais, desde 2004 este jogo europeu permitiu aos Jogos Santa Casa distribuir aos beneficiários de diferentes instituições portuguesas cerca de 6 230 milhões de euros para o desenvolvimento das políticas sociais do Estado nas áreas da saúde, solidariedade social, desporto e cultura.

O primeiro sorteio a nove países (Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Irlanda, Suíça, Áustria, Bélgica e Luxemburgo) foi 

Pub

realizado em Paris no dia 8 de outubro de 2004. "E decorridas duas décadas, o Euromilhões continua a ser um acontecimento nacional e internacional, captando a atenção, imaginação e os sonhos de milhões de pessoas", referiu o departamento de jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Neste vinte anos, Portugal soma 79 euromilionários que juntos ganharam 2.9 mil milhões de euros, ocupando o 4º lugar no ranking internacional de primeiros prémios atribuídos, depois do Reino Unido, França e Espanha.

O jackpot mais alto de sempre em Portugal foi sorteado a 25 de junho deste ano, no valor de 213 milhões de euros. O impacto deste prémio milionário nas contas externas portuguesas foi tão significativo, que contribuiu para o aumento do excedente externo total do primeiro semestre.

Pub

Nas contas dos muitos milhões, os portugueses receberam em todos os prémios desde a criação do jogo um total de 7,5 mil milhões de euros. O valor mais alto é indicado para França com 11970 milhões de euros em prémios.

Ao longo destes 20 anos, o Euromilhões em Portugal acumulou em vendas brutas cerca de 16271 milhões de euros. Retirados os 7,5 mil milhões em prémios e os 6,2 entregues para causas sociais, os restantes 2,5 mil milhões são referentes às despesas de funcionamento necessárias para a realização do Euromilhões com dois sorteios por semana.

Destaca o departamento de jogos da Santa Casa que "desde o seu início, o Euromilhões revolucionou a forma como os jogos de lotaria são explorados e realizados, introduzindo um modelo pan-europeu que permite a participação de apostadores de diferentes países". Uma abordagem inovadora e de efeito de escala que permitiu "a criação de um modelo de jogo com jackpots extraordinários, que tem proporcionado excêntricas histórias de sucesso nos vários países participantes", adianta a instituição gestora do jogo em Portugal.

Pub

Lançado a 7 de fevereiro de 2004, o Euromilhões foi resultado de um acordo inovador entre várias lotarias europeias. O primeiro sorteio, realizado a 13 de fevereiro de 2004, contou com a participação de três países fundadores: França, Espanha e Reino Unido. Em outubro do mesmo ano, juntaram-se outros países - Portugal, Irlanda, Áustria, Bélgica, Suíça e Luxemburgo, tendo este jogo registado, desde então, uma forte participação dos apostadores portugueses.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar