Portugueses que dedicam a vida aos outros
Conheça 5 heróis distinguidos pela Nobre Casa de Cidadania.
Todos podemos ser heróis, basta ter vontade de ajudar o próximo. Foi este o mote escolhido pela iniciativa Nobre Casa da Cidadania para, pelo segundo ano consecutivo, distinguir com um louvor 35 portugueses que, todos os dias, dedicam a vida aos outros ou até já arriscaram a própria vida para salvar desconhecidos.
Além de ser apoiada por entidades como a Autoridade Nacional de Proteção Civil, os Escuteiros Católicos, a Direção-Geral da Educação, o Instituto Nacional de Emergência Médica, a Liga dos Bombeiros Portugueses e a Polícia de Segurança Pública, esta iniciativa contou com Júlio Isidro, apresentador de televisão, na comissão de honra.
"É uma iniciativa que quer salientar e dar relevo a pessoas que cometem atos verdadeiramente nobres. É bem possível que as pessoas que estão desiludidas com o País cheguem à conclusão de que há muitos portugueses bons", explicou Júlio Isidro ao Correio da Manhã
"Modéstia e sonho"
A iniciativa distinguiu 35 portugueses este ano. Para Júlio Isidro, todos os cidadãos distinguidos têm em comum o facto de olharem "muito para os outros e menos para si próprios". "Notei modéstia, desprendimento e sonho em cada um deles", acrescentou o apresentador.
O CM dá-lhe a conhecer cinco desses portugueses (veja a fotogaleria em baixo) que estiveram presentes numa cerimónia que decorreu no Museu da Marinha, onde lhes foi entregue um louvor simbólico.
Se conhecer alguém que já tenha praticado um ato nobre e quer que seja reconhecido pela Nobre Casa de Cidadania só tem de propor o ato no site da iniciativa.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt