Portugueses voltam a liderar emigração
Superam os naturais da Argélia e de Marrocos.
Os portugueses voltam a liderar a emigração para França. Segundo os últimos dados do organismo de estatística francês INSEE, de um total de 229 mil estrangeiros que chegaram a França em 2012, oito por cento tinham nacionalidade portuguesa. Na 2ª e 3ª posição surgem os argelinos e marroquinos, com 7% cada. Uma situação inédita desde a década de 70 do século passado.
A comunidade portuguesa contava, em 2013, com 606 mil efetivos, mais sete mil face aos 599 mil registados no ano anterior. Na última década, 87 mil portugueses obtiveram a nacionalidade francesa.
Segundo as estatísticas, 85% dos portugueses conseguem trabalho menos de um ano após a chegada a França. São, contudo, os que possuem menores habilitações: 56% não completaram o 9º ano e apenas 14% são licenciados. A idade média de chegada a França é de 29 anos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt