"Posso ir de bicicleta": Valentim Roque foi readmitido em ensaio para receber vacina contra coronavírus
Português explica peripécias até conseguir ser voluntário uma vez que não tinha carro para se deslocar até ao hospital.
Valentim Roque é português e faz parte dos 800 voluntários que vão ser cobaias no ensaio clínico organizado pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, para descobrir a eficácia de uma vacina - desenvolvida em pouco mais de três meses - contra o novo coronavírus. O português teve um contratempo nos últimos dias ao ser excluído do ensaio por não ter carro.
Porém, há uma exceção nas regras para os voluntários deste ensaio. É possível deslocar-se de bicicleta caso o voluntário viva próximo do hospital, o que é o caso. Por isso, Valentim deslocar-se-à de bicicleta no seguimento do ensaio.
Valentim deverá nas próximas semanas ser injetado com a vacina, que pode ou não ser a vacina contra o coronavírus. Metade dos voluntários vai receber a vacina contra o coronavírus, a outra metade uma vacina que protege contra a meningite. O objetivo é avaliar se a vacina é eficaz uma vez que apenas os clínico saberão quem recebe a vacina contra o vírus. O português é técnico de medicina nuclear e assume que a profissão ligada à saúde o motivou a participar. São cerca de 625 libras, aproximadamente 715 euros, que cada volutário receberá se levar o ensaio até ao fim. Valentim explica que os efeitos poderão ser sintomas de gripe durante dois ou três dias, mas que foi alertado de que poderão existir efeitos secundários mais raros.
O português é técnico de medicina nuclear e assume que a profissão ligada à saúde o motivou a participar.
São cerca de 625 libras, aproximadamente 715 euros, que cada volutário receberá se levar o ensaio até ao fim. Valentim explica que os efeitos poderão ser sintomas de gripe durante dois ou três dias, mas que foi alertado de que poderão existir efeitos secundários mais raros.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus
- Siga ao minuto as últimas sobre a doença
- Mapa da situação em Portugal e no Mundo: veja a evolução da pandemia
- Conselhos sobre o coronavírus no explicador
- Conheça os mitos que deve ignorar sobre a doença
Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt