Praia vai aumentar 40 metros entre Quarteira e Quinta do Lago. Mas a areia que será reposta só deverá resistir 10 anos

Areia será recolhida a seis quilómetros da costa através de uma draga de alta potência e depositada numa extensão de 6,7 quilómetros.

13 de janeiro de 2026 às 01:30
Erosão costeira ameaça restaurante na praia do Forte Novo Foto: Nuno Alfarrobinha
Partilhar

A linha de costa entre as praias do Forte Novo e a Quinta do Lago, no concelho de Loulé, vai aumentar cerca de 40 metros, depois da operação de alimentação artificial de areia numa extensão de 6,7 quilómetros. 

O mar tem estado a 'engolir' cerca de dois metros de praia todos os anos, o que obriga a uma obra de emergência que vai custar cerca de 14 milhões de euros.

Pub

Segundo o CM apurou, a areia será recolhida a seis quilómetros da costa através de uma draga de alta potência e depositada ao longo da costa. Serão aproximadamente um milhão e quatrocentos mil metros cúbicos de areia que irão servir de tampão temporário ao avanço do mar. Mas caso não sejam feitas outras intervenções de fundo, toda esta areia desaparece no espaço de dez anos.

A reposição de areia em si vai durar cerca de dois meses, mas primeiro têm de ser feitos trabalhos preparatórios, instalação de estaleiro e realização de sondagens iniciais. A ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, garantiu que a obra de reposição de areia iria começar esta segunda-feira e que estará pronta no início da época balnear.

Estão também previstas intervenções nos molhes de Quarteira, que foram construídos para proteger a marina de Vilamoura. O CM sabe que alguns molhes serão eliminados e outros serão aumentados para evitar que o mar continue a remover a areia sempre do mesmo local. Estes trabalhos deverão ser só realizados depois do verão.

Pub

Esta segunda-feira, a estrutura de um restaurante junto à praia do Forte Novo continuava apenas apoiada em estacas de madeira. Também os passadiços de madeira que dão acesso à praia estão parcialmente destruídos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar