Preço da heroína em queda
Mercado da droga está sobrelotado.
A Europa vive confrontada com um mercado de estimulantes sobrelotado, em que a cocaína, as anfetaminas, o ecstasy e um crescente número de drogas sintéticas têm como alvo grupos de consumidores semelhantes, revela o último Relatório Europeu sobre Drogas.
A redução do número de consumidores levou a uma queda significativa do preço das drogas ilícitas no mercado negro em 2014.
Em termos de preço médio obtido no conjunto dos 28 países da União Europeia mais a Noruega e a Turquia avança o relatório que o custo da grama do haxixe é agora de 13 euros. A marijuana é, por sua vez, vendida a 11 euros a grama.
Nas chamadas "drogas duras" a heroína atinge os 58 euros a grama, e a cocaína 70 euros. As anfetaminas custam os 19 euros por grama, já as metanfetaminas atingem os 42 euros. O comprimido de ecstasy é vendido por sua vez a dez euros.
Na apresentação do relatório, em Lisboa, o comissário europeu responsável pela Migração, os Assuntos Internos e a Cidadania sublinhou que "estamos confrontados com um mercado de drogas globalizado, em rápida mudança; e por isso, é necessário estarmos unidos, sermos rápidos e determinados na nossa resposta face a esta ameaça".
Em Portugal morreram no ano passado 21 por overdose. Houve também 78 toxicodependentes a quem lhes foi diagnosticado VIH pelo consumo de drogas injectadas. O consumo de cannabis atinge 9.4% da população com idades entre os 15 e os 64 anos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt