Prédio da Gebalis de 11 andares com elevadores avariados
Moradores idosos e com mobilidade reduzida impedidos de sair de casa na Alta de Lisboa. Reparação só após questões do CM.
Um prédio de 11 andares da Gebalis, na Rua Raul Mesnier du Ponsard, nº 12, na Alta de Lisboa, estava sem os dois elevadores a funcionar, deixando várias pessoas idosas e de mobilidade reduzida impossibilitadas de sair de casa. Só esta terça-feira, após o CM ter questionado segunda-feira a Gebalis, um dos elevadores foi reparado.
Segundo os moradores, o problema arrastava-se há meses. "Moro no 10º andar e tenho uma prótese na anca, não sei como é que vou fazer para levar o cão à rua", queixava-se Carlos Dias, de 77 anos, que tem de recorrer ao apoio da filha. "Há pessoas em cadeiras de rodas no 5.º andar que não conseguem sair de casa. A maioria dos moradores no prédio já tem 70/80 anos", avisa Carlos.
Segundo os moradores, a Gebalis primeiro garantiu, por email, que estava a aguardar chegada de material, prevista para a semana de 23 a 27 de dezembro de 2024. Nada sucedeu e afirmam que foi prometido pelo Gabinete da Vereadora Filipa Roseta, da Câmara de Lisboa, que haveria intervenção até ao dia 2 de janeiro, o que também não se concretizou.
Há cerca de duas semanas os técnicos estiveram no prédio e o elevador n°1 foi reparado, mas voltou a avariar no dia seguinte, ficando o nº2 também avariado.
O CM questionou segunda-feira a Gebalis, que esclareceu esta terça-feira que "o elevador nº1, presente no lote nº12, situado na Rua Raul Mesnier du Ponsard, na Alta de Lisboa, está atualmente em funcionamento". "Por sua vez, o elevador nº2 encontra-se a aguardar o material necessário para a sua intervenção, a qual está prevista para o final da próxima semana", afirmou.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt