Prepare-se! Portugal em alerta para calor extremo
Cinco distritos do Interior Norte e Centro com aviso laranja entre sexta-feira e sábado devido ao calor que vem de África.
Uma massa de ar quente oriunda do Norte de África vai fazer subir as temperaturas, nos próximos dias, em vários distritos do Interior Norte e Centro. Até esta sexta-feira, a
penas Faro, Lisboa e Leiria escapam ao aviso amarelo emitido pelo IPMA devido ao tempo quente. A situação irá agravar-se, a partir das 09h00 de amanhã, para os distritos da Guarda, Viseu, Castelo Branco, Bragança e Vila Real, que passam a estar em aviso laranja. O distrito de Castelo Branco deverá registar máximas de 40 graus durante o dia de sábado.
“O padrão do vento vai enfraquecer nos próximos dias e assim diminuir o alívio que atualmente se faz sentir. Assim, as temperaturas vão subir na generalidade do território, em especial no Norte, Centro e Interior”, referiu ao CM Alessandro Marraccini, meteorologista do IPMA.
Com a subida das temperaturas, aumenta também o risco de incêndio rural. No terreno estão 14 155 efetivos, 3162 equipas e 3174 viaturas que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, reforçado no início do mês passado e que, até 30 de setembro, terá o apoio de 70 meios aéreos. “O vento não vai ser forte, mas as temperaturas elevadas e a baixa humidade relativa do ar aumentam o perigo de incêndios, que vai ser elevado a máximo em muitas regiões do País”, acrescentou o meteorologista.
Para quem irá rumar ao Sul do País para as tradicionais férias de agosto, pode tomar nota: as temperaturas no distrito de Faro irão manter-se acima dos 30 graus até à próxima semana. Já as temperaturas mínimas, em todo o Portugal continental, irão variar entre os 15 e os 21 graus. No que diz respeito à água do mar, em toda a costa Sul, as temperaturas irão variar entre os 21 e os 22 graus, sendo que na costa Ocidental irão situar-se entre os 15 e os 18 graus.
A partir do início da próxima semana, a previsão é para uma pequena descida das temperaturas máximas no Norte, Centro e Interior, assim como o vento, que irá diminuir gradualmente.
PORMENORES
Ondas de calor As ondas de calor afetam sobretudo as regiões do Interior Norte e Centro (Bragança, Vila Real, Viseu e Guarda) e do Alentejo (Setúbal, Évora e Beja). Evitar o sol Os idosos, as crianças e doentes crónicos do foro cardiovascular devem evitar comportamentos de risco, como a exposição prolongada ao sol. Cuidados na praia Os banhistas devem evitar estar na praia nas horas de maior calor, devem beber bastante água e usar protetor solar, que deve ser renovado com regularidade.
E TAMBÉM
2 milhões pela água
Espanha vai pagar dois milhões de euros por ano a Portugal pela água retirada da Barragem do Alqueva, anunciou a ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho. O acordo será assinado no dia 26 de setembro, em Madrid, entre os dois países. No encontro irão ser ainda discutidas questões ligadas aos rios Tejo e Guadiana.
Populações afetadas
A Organização Meteorológica Mundial adiantou ontem que o calor registado em julho provocou "impactos devastadores" em centenas de milhões de pessoas. Pelo menos dez países registaram temperaturas diárias superiores a 50 graus. É referido ainda que os dados são mais uma indicação de como os gases de efeito de estufa alteram o clima.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt