Primeira encíclica do Papa Leão XIV é dedicada à Inteligência Artificial

Foco será a "proteção da pessoa humana na era da IA". Documento foi assinado no dia 15 e será publicado na próxima semana.

19 de maio de 2026 às 01:30
Papa Leão XIV discursará na sessão de apresentação da encíclica Foto: GIuseppe Lami / EPA
Partilhar

Sob o título "Magnifica Humanitas" ("Magnífica Humanidade", em português), o Papa Leão XIV vai dedicar a sua primeira encíclica (uma carta solene dirigida a fiéis e bispos com ensinamentos sobre temas) à Inteligência Artificial (IA). O foco será "a proteção da pessoa humana na era da IA". 

A encíclica será publicada a 25 de maio, segundo indicou, esta segunda-feira, o Vaticano, e foi assinada no dia 15. 

Pub

Além de vários cardeais, estarão presentes na apresentação figuras ligadas à IA, como Christopher Olah, cofundador da Anthropic, empresa norte-americana de investigação e segurança em IA, bem como as professoras Anna Rowlands, teóloga e catedrática da Universidade de Durham, no Reino Unido, e Leocadie Lushombo, catedrática de Teologia Política e Pensamento Social Católico na Escola Jesuíta de Teologia da Universidade de Santa Clara, na Califórnia.

O Papa discursará na apresentação, falando após a intervenção de encerramento, que fica a cargo de Pitero Parolin, cardeal secretário de Estado.

O Vaticano aprovou, no sábado, uma comissão composta por membro dos vários ministérios do Governo local para facilitar a partilha de informações e projetos sobre inteligência artificial, incluindo até normas para o uso interno desta ferramenta.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar