Imamat Ismaili doa 100 mil euros à Mata de Leiria

Medida foi anunciada esta quinta-feira na sede mundial da comunidade, em Lisboa.

23 de novembro de 2017 às 21:32
Amyn Aga Khan Foto: Reuters
Partilhar

O Imamat Ismaili, instituição liderada pelo príncipe Aga Khan, anunciou esta quinta-feira que vai oferecer 100 mil euros para a rearborização da Mata Nacional de Leiria, uma das zonas mais afetadas pelos incêndios do Verão em Portugal.

Segundo um comunicado enviado terça-feira, o donativo foi anunciado durante as comemorações do Dia do Imamat, que juntou centenas de pessoas na sede mundial da comunidade, em Lisboa, numa cerimónia presidida pelo príncipe Amyn Aga Khan, irmão do líder da comunidade Ismaili.

Pub

"A disponibilização de cerca de 100 mil euros deverá permitir a limpeza de uma área de 75 hectares, situada na zona norte da Mata Nacional de Leiria e a posterior plantação de cerca de 156 mil árvores", devendo o processo decorrer entre janeiro e março do próximo ano, refere a instituição na nota enviada à agência Lusa.

Este projeto de rearborização "foi organizado em colaboração com o Ministério da Agricultura, que irá agora concretizá-lo através do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, entidade responsável por identificar a área que será abrangida pelo mesmo, devendo a totalidade do processo decorrer entre janeiro e março do próximo ano", pode ler-se na nota enviada à agência Lusa.

Pub

Em junho passado, o líder da comunidade ismaelita, Aga Khan, doou meio milhão de euros para apoiar as vítimas dos incêndios em Pedrógão Grande, verba que, segundo o comunicado, "já foi distribuída na sua quase totalidade", em formas de bolsas de estudo, no valor de 500 euros cada, a crianças e jovens da região, "tentando dessa forma minorar os efeitos da tragédia na região".

As centenas de incêndios que deflagraram no dia 15 de outubro, o pior dia de fogos do ano, segundo as autoridades, provocaram 45 mortos e cerca de 70 feridos, perto de uma dezena dos quais graves.

A Mata Nacional de Leiria foi a maior superfície ardida, com quase 9.476 hectares destruídos (86% do total).

Pub

Os fogos obrigaram a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas, sobretudo nas regiões Norte e Centro.

Esta é a segunda situação mais grave de incêndios com mortos em Portugal, depois de Pedrógão Grande, em junho deste ano, em que um fogo alastrou a outros municípios e provocou, segundo a contabilização oficial, 64 mortos e mais de 250 feridos. Registou-se ainda a morte de uma mulher que foi atropelada quando fugia deste fogo.

O príncipe Aga Khan é o 49.º Imam hereditário dos Muçulmanos Shia Imami Ismaili, uma comunidade internacional presente em 25 países. É fundador e Presidente da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN), uma das maiores agências privadas de desenvolvimento. A Fundação Aga Khan, uma das agências da AKDN, opera em Portugal há mais de 30 anos.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar