Viagens: procura aumenta em época de festa
Brasil e Cabo Verde são principais destinos no estrangeiro.
Os portugueses vão viajar mais nesta quadra festiva em comparação com os últimos anos. "Notámos um ligeiro acréscimo em relação ao ano passado. Houve um ajustamento e há agora uma maior confiança que permite que as famílias optem por viajar mais", afirmou ao Correio da Manhã José Manuel Ferraz, diretor das Viagens Abreu, sublinhando: "Ainda não voltámos a níveis pré-crise, mas estamos a caminhar nesse sentido".O responsável refere que os principais destinos de férias no exterior se mantêm: "Em termos de número de passageiros, Brasil e Cabo Verde são os destinos mais fortes nesta altura. São Tomé tem sido uma boa surpresa e depois tudo o que são cidades europeias são destinos muito procurados neste final de ano".
Já para quem passa esta quadra dentro de portas, Ferraz destaca destinos também tradicionais, como a região Norte (com destaque para o Douro), Madeira, Algarve, Alentejo e o Centro, em especial a serra da Estrela.
A principal novidade são os Açores, depois de as companhias aéreas low cost terem começado a viajar para o arquipélago. "Tem estado a vender bastante bem nesta época e não era hábito", disse o responsável.
Um questionário pela internet realizado pelo Instituto do Turismo concluiu que mais de um terço dos portugueses (37%) pretende passar férias fora de casa entre o Natal e o Fim de Ano. A maioria (71%) afirma que vai ficar em Portugal e as regiões do Centro e do Norte são o destino preferencial para mais de metade destes inquiridos. Seguem-se a Madeira (13%) e o Algarve (12%) como as regiões que deverão ser mais visitadas.
Estes turistas que viajam nesta época ficam hospedados sobretudo em casas particulares (44%) e hotéis (40%). A estadia dura em média quatro noites e os inquiridos dizem prever gastar cerca de 215 euros.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt