Produção mundial de eletricidade por renováveis ultrapassa fósseis
Energia elétrica de origem solar e eólica obtida em maior quantidade que produção por carvão.
A eletricidade que está a ser produzida em todo o Planeta é mais e melhor amiga do ambiente. Num facto inédito, a produção de eletricidade a partir da energia solar e eólica foi superior no primeiro semestre do ano ao registo obtido na produção elétrica por carvão.
As Energias renováveis (eólica e a solar) forneceram 5072 terawatt hora (TWh) de eletricidade entre janeiro e junho, já a produção por carvão foi de 4896 TWh, divulgou o organismo de análise da produção energética, Ember.
"Um ponto de viragem crucial", referiu Malgorzata Wiatros-Motyka, analista de eletricidade da Ember, entidade que produziu o relatório, o qual revela que a energia solar cresceu 33% e a eólica 7%.
Um crescimento relevante da energia obtida a partir de painéis solares ocorreu na China, Índia, Paquistão e Arábia Saudita.
Portugal integra o grupo de países que lideram na produção de eletricidade a partir de renováveis.
No acumulado dos primeiros nove meses do ano, a produção renovável abasteceu 70% do consumo, com destaque para a hidroelétrica (28%), a eólica (24%), a solar (13%) — que cresceu 25% face ao ano anterior — e a biomassa (5%).
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt