Programa Internacional vai avaliar literacia mediática e de inteligência artificial nos alunos de 15 anos em 2029

PISA considera que os desafios são agravados pelo avanço da inteligência artificial ao mesmo tempo que os países procuram promover as competências digitais nos currículos escolares.

24 de julho de 2025 às 13:56
Escola Foto: Nikada/ Getty Images
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O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), da OCDE, vai avaliar em 2029 a literacia mediática e relacionada com a inteligência artificial dos alunos de 15 anos para perceber o impacto dos programas educativos nestas áreas.

Quase três décadas depois do primeiro ciclo, realizado em 2000, a décima edição do PISA responde a um contexto de mudança e às oportunidades e desafios criados pela crescente utilização de ferramentas digitais.

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"A utilização crescente destas ferramentas está a transformar a sociedade e a cultura popular, tornando possível que qualquer pessoa produza -- e se limite a consumir -- conteúdos mediáticos", refere a nota publicada no 'site' da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

Os desafios, acrescenta a OCDE, são agravados pelo avanço da inteligência artificial (IA) generativa e, nesse contexto, são cada vez mais os países que procuram promover as competências digitais nos currículos escolares.

"Contudo, a eficácia destas iniciativas deve ser monitorizada, uma vez que os riscos são significativos", sublinha a organização, explicando que o objetivo do PISA 2029 é, precisamente, avaliar as competências de que os alunos necessitam "para compreender como funcionam as ferramentas digitais e de IA, o papel humano nas ferramentas digitais e nos media, as consequências sociais e éticas destas ferramentas, como comunicar e colaborar de forma eficaz com ferramentas digitais e de IA, e como avaliar criticamente os conteúdos mediáticos".

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A nova avaliação, cujos resultados deverão ser conhecidos em dezembro de 2031, está concebida como um ambiente simulado que vai permitir a recolha de evidência para múltiplas competências do modelo de literacia.

De acordo com a informação disponibilizada, as competências serão avaliadas através de ferramentas funcionais, acessíveis aos alunos de forma realista ao longo da avaliação, como simulações da 'internet', redes sociais e ferramentas de IA generativa.

Desenvolvido pela OCDE, o PISA avalia, desde 2000, os alunos de 15 anos a partir do 7.º ano em competências como a Leitura, Matemática ou Ciências, e num domínio inovador que visa competências interdisciplinares.

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Além da literacia mediática e de inteligência artificial, a décima edição vai focar-se na Leitura.

Entretanto, está a decorrer o PISA 2025, cujos resultados serão publicados em 2026, focado na literacia científica e que vai incluir uma nova avaliação de línguas estrangeiras.

O domínio inovador do nono ciclo -- Aprender no Mundo Digital - vai procurar medir a capacidade dos alunos para aprenderem de forma autorregulada enquanto utilizam ferramentas digitais.

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