Prolongado condicionamento na circulação noturna no Túnel do Grilo em Lisboa

Trabalhos para obras de reabilitação e modernização serão executados esta quarta-feira, na sexta-feira e entre 5 e 9 de maio.

30 de abril de 2025 às 19:07
Túnel do Grilo Foto: Infraestruturas de Portugal
Partilhar

O condicionamento na circulação no Túnel do Grilo, que liga Odivelas e Loures, para obras de reabilitação e modernização, foi prolongado até 9 de maio devido ao apagão registado na Península Ibérica, adiantou esta quarta-feira a Infraestruturas de Portugal (IP).

De acordo com a nova programação, os trabalhos, que decorrem durante o período noturno, serão executados esta quarta-feira (30 de abril), na sexta-feira (2 de maio) e entre 5 e 9 de maio.

Pub

A alteração na programação foi determinada "na sequência da falha de energia geral verificada no início da semana não possível realizar os trabalhos previstos no âmbito da empreitada de reabilitação e modernização do Túnel do Grilo".

"Todos os trabalhos e respetivos cortes de trânsito serão executados entre as 22h00 e as 06h00, terão o apoio da Polícia de Segurança Pública e estarão devidamente sinalizados no local", pode ler-se, na nota da IP.

Em 21 de abril a IP repôs a circulação nas quatro vias da galeria do sentido Sacavém/Algés e esta quarta-feira ficaram também disponíveis as quatro vias na galeria do sentido oposto, Algés/Sacavém, durante o dia, mantendo-se "alguns condicionamentos no período noturno".

Pub

A IP referiu ainda que prevê terminar todos os trabalhos no interior das galerias "nas primeiras semanas maio, levantado assim todos os condicionamentos no Túnel do Grilo e nos respetivos acessos".

"Recorde-se que os condicionamentos no Túnel do Grilo tiveram início no passado dia 08 de julho com uma duração prevista de nove meses", acrescentou.

As obras no Túnel do Grilo, orçadas em 14 milhões de euros, visam melhorar o sistema de drenagem, colocar um novo pavimento e substituir os sistemas de iluminação, ventilação e a rede de combate a incêndios.

Pub

Foram ainda colocados no túnel sistemas de deteção de matérias perigosas, controlo de velocidade (radares), contagem e classificação de veículos e videomonitorização.

O Túnel do Grilo foi inaugurado em 1998 e localiza-se no lanço Olival Basto/Sacavém do IC17/CRIL, tendo atualmente um tráfego médio diário superior a 115 mil veículos.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar