PSD dá esperança aos Professores

Partido defende a recuperação integral do tempo de serviço.

22 de março de 2019 às 01:30
Os professores regressam amanhã às ruas, com uma manifestação nacional agendada para Lisboa Foto: Lusa
Mário Nogueira Foto: Lusa
Mário Nogueira lidera a Fenprof Foto: Tiago Sousa Dias
Mário Nogueira, secretário-geral da Fenprof Foto: António Contrim / Lusa

1/4

Partilhar

O PSD anunciou que vai entregar esta sexta-feira um pedido de apreciação parlamentar do diploma do Governo que devolveu 2 anos e 9 meses de tempo de serviço congelado aos professores.

A deputada Margarida Mano garantiu ao CM que o PSD vai propor a recuperação total dos 9 anos, 4 meses e 2 dias de tempo de serviço.

Pub

"Vamos manter-nos fiéis aos princípios de que é justa a contagem integral do tempo de serviço, e de que a sustentabilidade tem de ser assegurada pelos governos que tiverem a cargo essa implementação. A nossa proposta respeitará estes princípios", afirmou Margarida Mano.

Os sindicatos ficaram otimistas com a posição do PSD e acreditam que no plenário marcado para 16 de abril a recuperação total será aprovada com votos de PSD, CDS, BE e PCP.

Pub

"A posição do PSD de manter a defesa da contagem total é uma boa notícia. Nós também defendemos que seja num quadro de sustentabilidade, o que significa que tem de haver um faseamento no tempo. Espero que seja possível os partidos chegarem a acordo, 16 de abril será um dia muito importante", disse ao CM Mário Nogueira.

O dirigente espera "uma grande manifestação" amanhã e apelou à participação dos professores.

PORMENORES 

Pub

500 escolas fechadas

Cerca de 500 escolas do ensino básico e secundário fecharam ontem na sequência da greve do pessoal não docente, que termina hoje. Reivindicam aumentos salariais, integração nos quadros e a criação de uma carreira específica.

Queixas nos tribunais

Pub

A Fenprof entregou ontem em tribunal as primeiras ações pelo facto de cerca de 56 000 docentes, que ingressaram na carreira até 2010, terem sido ultrapassados por muitos dos quase 11 000 que foram agora reposicionados e que ingressaram nos anos do congelamento.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar