Quando os animais vencem! Grupo de ursos polares ocupa antiga estação soviética abandonada no Ártico
A "invasão" foi captada no Ártico russo pelo fotógrafo Vadim Makhorov.
Na remota Ilha de Kolyuchin, a nordeste da costa russa, um cenário improvável ganhou vida: um grupo numeroso de ursos polares passou a utilizar as instalações de uma antiga estação de investigação da era soviética como refúgio temporário. As fotografias e vídeos de drone foram partilhadas no Instagram pelo fotógrafo Vadim Makhorov, que estima estarem no local cerca de 20 ou mais animais.
Nas capturas de Makhorov, os “novos inquilinos” exploram corredores e divisões, espreitam pelas janelas, descansam ao sol e até tentam mordiscar drones curiosos que se aproximam demais. Entre passeios pela ilha e cambalhotas na vegetação rasteira, o cenário mistura ruína industrial, tundra e a presença maciça de um dos maiores predadores do Ártico.
Após a publicação das imagens, surgiram comentários a acusar o fotógrafo de recorrer a inteligência artificial (IA) para fabricar cenas improváveis, com o argumento de que ursos polares seriam estritamente solitários e nunca se juntariam em grupos tão numerosos.
Makhorov respondeu que, embora estes animais prefiram viver sozinhos, podem agregar-se em terra quando o gelo é escasso e a procura por alimento os concentra em áreas específicas. Quando o gelo volta a assentar, explicou, seguem o seu caminho em busca de sustento. O fotógrafo acrescentou ainda que não utiliza IA nas suas fotografias e que procura minimizar a perturbação aos animais durante a captação com drones.
Quando o gelo regressar, os ursos também partirão. Até lá, a Ilha de Kolyuchin permanece como palco de um encontro raro entre História e Natureza.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt