Quartel da Graça passa a hotel de cinco estrelas
Prédio que albergou a GNR e o Exército terá investimento próximo dos 30 milhões de euros.
O antigo quartel da Graça, onde, nos últimos anos, estiveram instalados serviços da GNR e do Exército, vai ser agora transformado num hotel de cinco estrelas. O concurso público de concessão do edifício histórico de Lisboa foi lançado ontem, no âmbito do programa Revive.
Com um investimento estimado de 29,7 milhões de euros, o programa prevê que a empresa que explorará o hotel fique responsável pelo imóvel nos próximos 50 anos.
O concessionário terá de pagar uma renda anual de cerca de 332 mil euros. Após a conclusão do concurso, o vencedor terá um prazo de quatro anos para concluir as obras e pôr em funcionamento o hotel.
Para o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, esta "é uma ótima notícia para a cidade de Lisboa", já que a recuperação do edifício irá "evitar a continuada degradação que tem sofrido".
O Grupo Vila Galé foi um dos que já manifestou publicamente interesse em candidatar-se à exploração do espaço.
O Quartel da Graça é o 16º imóvel a ser reabilitado no programa Revive, que prevê a transformação de 33 edifícios públicos em todo o País.
A iniciativa é desenvolvida em conjunto pelos ministérios da Economia, Cultura e Finanças, com a colaboração das autarquias.
Concurso deverá estar terminado em abril
Segundo o Governo, o concurso decorrerá em duas fases. Primeiro, haverá um período de pré-qualificação dos candidatos, até dia 6 de março de 2019.
A segunda fase do concurso será lançada por um período de 25 dias para a apresentação de propostas formais dos candidatos.
Imóveis públicos que se transformam em hotéis
No dia 21 de janeiro, a Sonae venceu a concessão para a instalação e exploração de um hotel no edifício da Estação Ferroviária de Santa Apolónia, também em Lisboa.
SAIBA MAIS
1271
ano em que se iniciou a construção do Convento da Graça, destinado aos eremitas calçados de Santo Agostinho.
Freguesia já extinta
A freguesia da Graça, que em 2013 foi extinta, passando para São Vicente, chegou a contar com mais de 15 mil residentes. Em 2011 tinha 5787.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt