Quatro hospitais com cinco urgências encerradas no dia de hoje
Cinco urgências dos principais hospitais da Grande Lisboa estão condicionadas.
Cinco urgências dos principais hospitais da Grande Lisboa estão esta segunda-feira condicionadas e em todo o país há quatro unidades com serviços encerrados, segundo as Escalas de Urgência do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
De acordo com a informação publicada no Portal do SNS às 9h00, o maior impacto é sentido no Barreiro e Médio Tejo.
O Hospital Nossa Senhora do Rosário (Barreiro) é o único do país que têm dois serviços de urgência encerrados (Pediátrica e Obstetrícia e Ginecologia) e no Médio Tejo, os hospitais de Santarém e Dr. Manoel Constâncio (Abrantes) fecharam os serviços de Obstetrícia e Ginecologia.
No sul, o único condicionamento registado é no hospital de Portimão, que encerrou a Urgência de Obstetrícia.
Apesar de não existirem mais encerramentos, verificam-se vários condicionamentos, com unidades classificadas como referenciadas, serviços reservados às urgências internas e aos casos referenciados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) ou pela linha SNS 24.
O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) tem referenciadas as suas urgências de Obstetrícia e Ginecologia (todo o dia) e Pediátrica (00h00/8h00 e 20h00/24h00) e o Hospital São Francisco Xavier (Lisboa Ocidental) teve a sua Urgência de Obstetrícia e Ginecologia referenciada entre as 00h00 e as 9h00.
A Pediatria do Serviço de Atendimento de Pediatria de Viseu está também referenciada entre as 20h15 e 23h00 desta segunda-feira.
Já os serviços de Urgência de Obstetrícia do Hospital de Santa Maria (Lisboa Central) e de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Garcia de Orta (Almada) estão referenciados todo o dia apenas para receber casos indicados pelo INEM.
O Hospital de Santo André, em Leiria, reabriu esta segunda-feira a urgência de Ginecologia e Obstetrícia após um encerramento de 17 dias por falta de médicos.
A Direção Executiva do SNS apela à população para "ligar sempre para a Linha SOS Grávida [808 24 24 24] antes de se deslocar a um serviço de urgência de Ginecologia".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt